Publicado por DUAL SOLUÇÕES em Blog, Tecnologia

Hacked Pipeline May Stay Shut for Days, Raising Concerns About Fuel Supply  - The New York Times

O governo dos EUA declarou estado de emergência em algumas regiões do país no último domingo (9), após um ataque na sexta (7), quando hackers desconectaram toda a rede e roubaram mais de 100GB de informações do oleoduto da empresa Colonial.

Com um transporte de mais de 2,5 milhões de barris de óleo por dia comprometidos pela ação dos hackers, os EUA trabalharam na noite de domingo para restaurar o serviço, contudo decretou estado de emergência em 17 estados, para facilitar o transporte de combustível e permitiu o transporte rodoviário sem restrição de horário. Como consequência, o impacto econômico previsto por especialistas é o aumento do preço do combustível entre 2% e 3% nesta segunda-feira (10).

O grupo hackers identificados como “DarkSide”, especialistas em ataques de ransomware (sequestro de dados), já foram responsáveis por outros ataques milionários e conseguiram se infiltrar na quinta-feira (9). Segundo a empresa de segurança Digital Shadows, a brecha utilizada estava no grande número de engenheiros que conseguiam se conectar de forma remota ao sistema do oleoduto. Após a Colonial detectar a ação dos criminosos, alguns de seus sistemas foram comprometidos enquanto outros foram desativados de forma proativa, interrompendo temporariamente todas as operações do oleoduto.

O processo de restauração e reestabelecimento dos sistemas e das atividades da empresa estão sendo feitos em conjunto com autoridades especialistas em segurança cibernética e com o apoio do Departamento de Energia.

“Estamos em processo de restauração do serviço para outras laterais e colocaremos todo o nosso sistema online novamente somente quando julgarmos seguro fazê-lo e em total conformidade com a aprovação de todas as regulamentações federais”, esclareceu.