Publicado por DUAL SOLUÇÕES em Blog, Tecnologia

Como muitos já conhecem, a Amazon possui uma assistente virtual chamada Alexa, que se popularizou através dos dispositivos Echo e Echo Dot. No entanto, por esse nome ser um nome comum, muitas crianças
chamadas Alexa estão sendo vítimas de bullying e piadas.

Um dos pais até mesmo relatou que sua filha estava tendo sua saúde mental afetada e sendo motivo de chacota de alunos e professores, no Ensino Médio:

“Ela começou a não querer se apresentar por causa das piadas e da reação. Ela era e ainda é uma criança, mas os adultos achavam que não havia problema em brincar com ela. É devastador. A escola não ajudou e disse que ela precisava ficar mais resiliente.”

Para que a menina não sofre-se tanto, os pais mudaram seu nome e até mesmo mudaram-na de escola, assim tendo um “recomeço”.

Mais de 4000 pessoas com menos de 25 anos chamam Alexa no Reino Unido, e alguns pais entraram em contato com a BBC para explicar os casos, que em sua maioria sempre começavam com pessoas dando comando, assim como se faz com o dispositivo da Amazon, aos seus filhos.

A Amazon se pronunciou, alegando que repudiam qualquer tipo de bullying, e lamentaram as experiências negativas relatadas pelos pais.

Desde 2014, quando a Alexa foi lançada, manifestações e reclamações são registradas. Tanto que Lauren Jhonson, nos Estados Unidos, começou uma campanha denominada Alexa is a Human (Alexa é uma humana).